05 de fevereiro - Encerramento da Festa de Nossa Senhora da Luz

06/02/2012 16:36

 

 

Depois de nove dias de caminhada, celebrações e muita oração, chegamos ao último dia da Festa de N. Srª da Luz. Às 09:00h da manhã ocorreu uma celebração eucarística com o querido Pe. João Jorge, que já foi padre de nossa Paróquia e sempre quando retorna à cidade é recebido com alegria pela comunidade.

 

A missa ocorreu tranquila e na homília o Padre João encheu os corações dos fiéis com a alegria e esperança que lhe é peculiar, também relembrou a importância da história de nossa cidade, e a tradição que se formou através da festa de Nossa Senhora da Luz.

 

O ponto tocante da sua homilia foi quando o mesmo falou que não pode comparecer a última festa porque estava na Holanda para o sepultamento do irmão que havia cometido suicídio, o mesmo sofria de depressão. Ele deixou um recado emocionado aos fiéis sobre essa doença, e disse “Só tem depressão aquelas pessoas que não veem mais a Luz de Deus; meu irmão não via mais a luz e por isso entrou de vez na escuridão”. Emocionado o Pe. João Jorge afirmou estar muito feliz em participar mais uma vez da Festa da Mãe da Luz, e disse aos fiéis que seguissem essa devoção de luz, porque, esse era o melhor caminho para se chegar a Deus.

 

Animado e feliz com seu sotaque já característico, o Padre João fez questão de cantar o hino de Nossa Senhora da Luz e mostrar que mesmo depois de sua saída ele não esqueceu o hino de nossa padroeira.

 

Ao final da celebração o Padre João fez questão de autografar alguns livros que foram comprados pelos fiéis e que conta a história da paróquia de Nossa Senhora da Luz, onde o mesmo é o autor.

 

Logo após a missa aconteceu o tradicional leilão de Nossa Senhora Luz. Muitas pessoas prestigiaram o evento e também fizeram doações para o mesmo. Houve a participação da Filarmônica Eugênio Vasconcelos e o leiloeiro era o carismático Chaguinha, que sempre fez questão de ajudar na organização da festa.

 

Após o leilão, aproximava-se o momento tão esperado pelos devotos: a celebração eucarística  e a procissão, oficializando o encerramento da Festa da Padroeira 2012.

 

Os fiéis aos poucos foram chegando e se aglomerando em frente à matriz e às 16:15h, o Pe. Possiano deu início a celebração eucarística, a qual contou também  com a presença do Pe. Romualdo e Pe. Claudecir. Após ao canto de abertura foi anunciada a saída da procissão, tendo à sua frente a Equipe Litúrgica, seguida da  Imagem de N. Srª da Luz , Filarmônica Eugênio Vasconcelos, carro de som e todos os devotos que ali se encontravam para render homenagens a Santa Padroeira.

 

Logo ao sair, era notório a grande quantidade de pessoas que iniciou sua caminhada de devoção, e ao longo do percurso, mais pessoas se juntavam comungando desse momento tão especial e espirituoso para os lavradenses.

 

Foi uma caminhada de orações, louvores e agradecimentos a Mãe da Luz que num ato de Fé e Humildade, ofereceu à humanidade, a Luz do Mundo, Jesus nosso Salvador.

Retornando ao local da celebração, a imagem foi recebida e saudada com muitas palmas e alegria por todos que ali se faziam presentes. O Pe. Possiano deu sequência à celebração e a finalizou com agradecimentos a todos que contribuíram para o bom êxito da festa, e já contando com os mesmos e demais pessoas, para o próximo ano. Encerrando as festividades, a Bandeira foi descerrada ao som da Filarmônica Eugênio Vasconcelos que tocou o Hino de N. Srª da Luz.

 

Seguindo-se a este momento,  como tradicionalmente acontece, foi entoado o canto “A tardinha”, com a passagem simbólica do manto azul  de N. Srª da luz  por sobre a cabeça dos fiéis, momento este, de grande emoção e como a própria letra diz: “É grande a emoção que se sente no peito, precisa ser forte para não chorar”

 

Termina a festa da Mãe da Luz, e a paróquia espera que em 2013 esse momento de fé e devoção cresça ainda mais no coração dos filhos dessa terra.