Mensagem de Ano Novo do nosso Bispo D. Jaime
“CÉUS, DEIXAI CAIR O ORVALHO; NUVENS, CHOVEI O JUSTO; ABRA-SE A TERRA E BROTE O SALVADOR!”(Is 45,8)
Prezados irmãos e irmãs todos, famílias, idosos, jovens e crianças, homens e mulheres, trabalhadores da cidade e do campo, congregações religiosas masculinas e femininas, Clero Diocesano, novas comunidades, enfermos, presidiários, excluídos e abandonados e todo povo de Deus na vivência da Fé, da Evangelização e da Missão nas suas comunidades, pastorais, serviços e movimentos nesta Igreja de Jesus Cristo que está na Diocese de Campina Grande, desejo nesse Natal de 2011, paz, alegria e graça em Cristo Jesus Nosso Senhor!
Não obstante os desafios do tempo presente, os sofrimentos, o abandono, o descaso pela vida humana, não podemos nos abater pela realidade de morte na qual estamos inseridos como cidadãos e como filhos e filhas de Deus. Após a profunda vivência do Tempo do Advento, tendo nos preparado espiritualmente por meio do empenho sincero na busca da conversão pessoal e comunitária, através da qual buscamos colaborar com a obra da salvação de Deus, “trabalhando nos canteiros do mundo para a reconstrução da reconciliação, da justiça e da paz”, agora voltamo-nos para a celebração do Santo Natal do Senhor. Com Maria e José contemplamos o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, que na sua divindade vem em socorro da nossa humanidade.
Alegremo-nos: não pode haver tristeza, quando nasce a Vida. Celebremos: não pode reinar a indiferença, quando, de repente, a noite se ilumina e as trevas são dissipadas pela luz!É Natal! Cristo Nasceu para nós! “Deus tanto amou o mundo, que deu o seu Filho Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
O Papa São Leão Magno, já no V séc. nos dava a razão desta alegria ao dizer: “Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos! Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. Exulte o justo, porque se aproxima da vitória; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida. Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade! Não voltes aos erros de antes por um comportamento indigno de tua condição. Lembra de que cabeça e de que corpo és membro. Despojemo-nos, portanto, do velho homem com seus atos; e tendo sido admitidos a participar do nascimento de Cristo, renunciemos às obras da carne!”
Por essa razão, louvemos e bendigamos o amor misericordioso do nosso Deus, que por nós se encarnou para nos salvar! Por tudo isso, caros irmãos e irmãs, rendamos graças a Deus porque eterno é seu amor e sua misericórdia nunca haverá de faltar, pois sua bondade é infinita e sua fidelidade é para sempre.
O ano está para ser concluído e nós rendemos graças pelas realizações, conquistas e projetos que se fizeram realidade ao longo de 2011, dando-nos a certeza de que muito já fizemos e podemos fazer mais ainda, não apenas no âmbito de nossa Igreja, na vida espiritual e pastoral, mas também no espaço da vida e da dinâmica sócio-cultural da cidade de Campina Grande e demais cidades da Diocese, acompanhando e se interessando pelas causas de interesse da população, tendo em vista o bem comum, a qualidade de vida e a dignidade da pessoa humana.
Desejo, assim, um Santo Natal e um Feliz Ano Novo, rico de saúde, harmonia, paz e prosperidade, livre de toda violência e maldade para cada pessoa e para todas as famílias!
Vem Senhor Jesus!
Dom Jaime Vieira Rocha
Administrador Diocesano
Eleito Arcebispo da Arquidiocese de Natal
Fonte: Pascom Diocesana